Conheça a história de Zé Bolo Flô: ícone da cultura cuiabana

FAÇA SUA RESERVA

*Parcele em até 3x sem juros

conheca a historia de ze bolo flo icone da cultura cuiabana

Conheça a história de Zé Bolo Flô: ícone da cultura cuiabana

O Você já ouviu falar no andarilho de Cuiabá, o rapaz que se tornou ícone da cultura cuiabana? Nos acompanhe neste artigo e conheça a história de Zé Bolo Flô.

Quem foi Zé Bolo Flô?

Zé Bolo Flô foi um andarilho de Cuiabá, que durante as décadas de 1960 e 1970 se consolidou no imaginário popular de Cuiabá.

Seu nome verdadeiro é José Inácio da Silva. De origem humilde, vendia bolos e flores no centro de Cuiabá para sobreviver, daí o apelido dado pelos cuiabanos.

Zé Bolo Flô entrava nas missas e nas festas religiosas da cidade. Usava roupas bem surradas, um terno e uma camisa desgastadas e um saco nas costas, era assim que todos o conheciam, sua presença nas festas era sempre celebrada. Tornou-se querido pelos cuiabanos, ao menos pelos mais humildes.

Zé Bolo Flô escrevia poesias e as trocava por pratos de comida.

No fim de sua vida, foi considerado como um homem louco e foi internado, com pouco mais de 50 anos, num hospital psiquiátrico.

Quando recebia uma crítica sobre seu modo de vida, sua resposta mais comum era “Não tenho dinheiro, não tenho riquezas, mas tenho tudo isso; o céu, os pássaros, as matas, as ruas da cidade. Moro na casa que Deus deu. E você? O que você tem? Um carro, uma casa? Eu tenho tudo isso!”.

O homem, que tornou-se ícone da cultura cuiabana foi homenageado com a biografia que recebe o título “Zé Bolo Flô de Andarilho a poeta cuiabano”. A obra tem o objetivo de corrigir a injustiça histórica. O autor Francisco C. da Rocha defende que hoje muitos o conhecem apenas como um andarilho indigente, mas o ícone foi, na verdade, um grande poeta e compositor, com poesias, músicas e até marchinhas carnavalescas.

Outra homenagem feita a Zé Bolo Flô é a imensa área verde na região do Coxipó, totalizando 66 hectares, que foi transformada em parque em 2000 e recebeu o nome Parque Zé Bolo Flô.

O parque está a 2,4 km de distância do Delcas Hotel.

O Delcas Hotel é uma das principais opções de hospedagem em Cuiabá. Acesse o site para conferir todos os detalhes e fazer sua reserva.

Fontes:

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/08/02/conheca-a-historia-de-ze-bolo-flo-ambulante-que-se-tornou-icone-da-cultura-cuiabana.ghtml

https://www.olharconceito.com.br/noticias/exibir.asp?id=20226&noticia=biografia-traz-historias-da-infancia-e-informacoes-ineditas-de-ze-bolo-flo

Talvez você goste:

Depoimentos

Rolar para cima

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.

Promoções Incríveis

Cadastre seu email e receba
ofertas exclusivas.